Porque ainda não há blogs suficientes aqui fica mais um... para falar de tudo o que apetecer...

06
Nov 09

O programa da RTP-Açores "Estado da Região" de ontem foi dedicado ao jornalismo nos Açores.

Foram focados todos os aspectos relevantes à actividade: qualidade dos OCS e dos jornalistas; jornalismo online vs jornalismo imprenso; os assessores de imprensa; financiamento e publicidade.

Confesso que fiquei um pouco assustada com o panorama traçado para o futuro: há jornais que vão fechar e há jornalistas que vão ficar no desemprego. O mercado açoriano não vai ter capacidade para absorver os novos jornalistas, principalmente aqueles que estão a concluir o curso na Universidade dos Açores, e não se vislumbra o aparecimento de novos projectos, como disse - e bem - Paulo Simões, director do Açoriano Oriental.

Contudo, houve um aspecto que não foi frisado - talvez porque todos os directores de OCS presentes seguem esta prática - e que se prende com os estagiários. Tem sido política em alguns OCS da Região recorrer ao Estagiar L em detrimento da aposta em jornalistas com alguma experiência. Para além de ter influência na qualidade do jornalismo praticado, esta política está a criar emprego precário já que a maioria dos estagiários não fica no órgão onde faz o estágio.

Este é um factor que também vai contribuir para o futuro não tão bom que o jornalismo açoriano espera.

publicado por tambemjatenhoumblog às 10:56

comentário:
Infelizmente, o panorama do jornalismo regional não é nada animador. A maior parte dos problemas regionais são-no também de âmbito nacional, incluindo os estágios nacionais, que embora com outro nome têm os mesmos efeitos negativos. Mas nos Açores há ainda um outro problema que nasce dentro das próprias redacções, descredibilizando os profissionais e, por consequência directa, os órgãos de comunicação onde trabalham. Refiro-me ao uso e abuso do GACS, que os media açorianos usam como se fosse uma espécie de LUSA açoriana. Já em tempos abordei o problema no meu blogue, mas nunca é demais referir: o Governo Regional dos Açores criou uma máquina de propaganda extremamente eficaz, mas os culpados do seu mau uso são, e serão sempre, os jornalistas que publicam os comunicados de imprensa na íntegra, sem os sujeitar a qualquer tratamento jornalístico.
Saudações do Tejo,
LB
A ilha dentro de mim a 6 de Novembro de 2009 às 13:46

Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
13
14

15
18
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO