Porque ainda não há blogs suficientes aqui fica mais um... para falar de tudo o que apetecer...

27
Fev 09

A redacção do Diário Insular ficou muito indignada com um artigo publicado na Azorean Spirit, revista de bordo da Sata, porque o referido texto aponta Ponta Delgada como “capital” dos Açores. Ponta Delgada é descrita como “centro da vida açoriana” [se excluirmos as touradas e os bailinhos de Carnaval, não é mentira nenhuma], “capital do arquipélago” [sem dúvida], ou “capital da região administrativa”[aqui tenho as minhas dúvidas já que o parlamento açoriano está sediado na Horta].

Não percebo o porquê da indignação. Mas alguém tem dúvidas de que é Ponta Delgada [e S. Miguel] o motor de desenvolvimento da Região.

 

PS - Ok. Admito que este post também tem o seu quê de bairrismo.

publicado por tambemjatenhoumblog às 14:54
tags:

comentários:
Primeiro de tudo os Açores não têm capital, porquê? Porque não são um país. Logo à partida esse artigo já está mal.
Segundo, se fosse para haver capital essa teria de ser a Horta, porque (tal como disseste e bem) é neste onde está a sede da maior entidade a nível regional, o Parlamento regional (salvo erro, o representante da república não tem mais poder que a Assembleia).

Quanto a isso de Ponta Delgada ser o "centro da vida açoreana", acho isso uma completa estupidez, já que cada ilha dá à região um pouco de si e das suas características únicas que cada uma tem. É verdade sim que é em Ponta Delgada que há mais população, é também verdade que é uma cidade mais evoluída. Mas se repararmos Angra só não é tão evoluída e moderna, porque tem de preservar grande parte do património e não tem hipóteses de se desenvolver fisicamente (pelo menos não no centro da cidade ou perto do mesmo), o que acaba por limitar também o desenvolvimento social (ou psicológico ou como entenderem) já que será complicado aplicar novos hábitos e mentalidades quando o que só se vê são (velhos) edifícios históricos, (velhos) monumentos, etc, tudo isto é importante mas limita muita coisa. E isto é só um exemplo..

Sim, porque qualquer ilha tem muito mais para dar do que bailinhos e touradas (Terceira) ou queijo (S.Jorge) ou o Café do Peter's (Faial) e etc.

Capital do arquipélago sem dúvida?! Porque razão, já que por exemplo Angra é o único local no País que nunca perdeu a nacionalidade portuguesa ou a Horta que é quem tem o Parlamento..

Isto é uma questão que nunca terá resolução, em que cada pessoa de cada ilha irá sempre abonar a favor da sua terra.
Esta é nada mais que a minha opinião.;)
Helder Espínola a 27 de Fevereiro de 2009 às 19:34

Engraçado.. há dias li um artigo que dizia em que a vereadora da Cultura da câmara de Angra do Heroísmo, numa postura de “virgem ofendida”, isurgiu-se contra o facto de querer ver Angra do Heroísmo como a capital da Cultura.
Penso que a reacção da senhora se deve apenas ao facto de temer que a sua cidade perca esse estatuto para Ponta Delgada. Ora bem em relação a cultura e se formos a ver bem, de Santa Maria ao Corvo TODAS e repito TODAS as ilhas têm as suas tradições. Isso é uma mania que os terceirenses têm sabe lá deus porquê em quererem que as tradições apenas se cinjam à sua ilha. Ora isso é de facto repugnante.

Porque é que hão de ficar indignados com o facto de Ponta Delgada ser considerada como a capital admnistrativa da região Autónoma dos Açores quando de facto ela tem todos os ingredientes para tal?

Não é necessário os Açores serem um país para possuírem uma capital autónoma.

Veja-se o caso do arquipélago da Madeira ou das Canárias, ou até de Cabo verde... Existe uma cidade que é o pólo e a principal e todas as outras confinam-se à mesma... Porque é que nos Açores isso iria ser diferente?

Os Açores têm TODO o direito como Região Autónoma que são de terem uma capital autónoma e creio que esta cidade não seria Horta(apesar de lá estar sediado o parlamento do governo), ou quando muito Angra(embora lá esteja sediado a diocese)l, mas sim Ponta Delgada por ser a maior metrópole, a mais rica, a maior e mais populosa dos Açores . Acrescenta-se o facto que o Governo Regional reside em Ponta Delgada. Meus amigos acho que contra factos não existem argumentos. Doa a quem doer Ponta Delgada é a cidade detentora de todo ou quase todo o poder que existe nos Açores, razão para que Ponta Delgada seja cognominada de CAPITAL DOS AÇORES!

Ponta Delgada é o berço da Autnomia e se os Açores hoje em dia são uma região Autónoma, deve-se sobretudo aos micaelenses e aos Ponta Delgadenses em particular por terem criado uma autonomia que se mantêm até aos dias de hoje. Acham que ainda não são motivos sificientes para fazer de Ponta Delgada a Capital da região autónoma dos Açores?

Quiçá será Angra ou Horta então? Pela vossa sáude, o bairrismo é sempre alimentado pelas "ilhas de baixo" já que as ilhas mais pequenas sentem uma necessidade enorme de se afirmarem perante as ilhas maiores.

Concordo plenamente! Ponta Delgada como Capital dos Açores. Que não haja duvidas em relação a isso. E se tal facto não agradar às restantes ilhas de baixo, pois então que emigrem para um sitio onde a sua capital seja melhor.

MICAELENSE a 30 de Março de 2009 às 22:22

Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
14

15
21

22
23
28


Passagens por estas bandas
mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO